domingo, 23 de maio de 2010

Verdurada de Maio












Virada Contracultural :

Em oposição à Virada Cultural Paulista , neste final de semana o Centro Cultural Popular Consolação (CCPC) sediou mais uma edição da tradicional Verdurada.
A Verdurada é um evento que acontece desde 1996 composto por apresentações musicais(quase sempre bandas de hardcore), exposição de vídeos , palestras, debates , além da distribuição de comida vegetariana gratuita no final. A organização do evento é baseada na cultura Do It Yourself , portanto, não conta com patrocínios, não tem fins lucrativos e quem o faz é a própria comunidade punk/straight edge de São Paulo.Todo dinheiro arrecado com a venda de ingressos,doações,venda de alimentos e material independente das bandas, é revertido para custear o próprio festival.




As bandas e a exposição do vídeo :
In Your Face: O Altsongs fica devendo a resenha desse show, não cheguei a tempo de vê-los por questões geográficas.
www.myspace.com/inyourfacesp

Deal Cards: É uma banda de Santos influênciada por 108, Sick Of All , Judge, Madball, Integrity e eles fazem um hardcore straight edge com pitadas de metal.
No palco da Verdurada não fizeram feio e o publico ainda estava esquentando mas participou bem.
www.myspace.com/xdealcardsx



 
VendettaOs caras são do ABC e tocam um hardcore 100% straight edge com influência de Gorilla Biscuits e Bane.
Essa era uma das atrações mais esperadas pelo público, a prova disso é que muitos tinham as letras das músicas na ponta da língua, assim, puderam ajudar o vocalista a ecoar os gritos de guerra straight edge pelo CCPC.Em um determinado momento do show o frontman do Vendetta foi "substituido" por alguém da platéia que não deixou a peteca cair, isso deixa explicito o quanto a banda é querida na cena X na mão de São Paulo.
Um trecho do show: www.youtube.com/watch?v=4dm833ih7kY
www.myspace.com/vendettaxxx


Foto: myspace
 

Vídeo: "O Mundo segundo a Monsanto"



Dando uma pausa nas apresentações musicais o Coletivo Verdurada deu espaço para a exibição de um trecho do filme "O Mundo segundo a Monsanto".
O documentário da jornalista francesa Marie-Monique Robin faz uma pesquisa/denúncia sobre a Monsanto que é a principal fabricante de alimentos transgênicos do mundo, entre eles a soja e o milho.A empresa também fabricava o PCB que era usado como herbicida na guerra do Vietnã, além de hormônios para o aumento da produção de leite que são proibidos na Europa.
Em busca do lucro a Monsanto prejudicou muitos trabalhadores que acabaram se contaminando nas fabricas de herbicidas da corporação, sem contar a degradação ambiental que é gigantesca.O filme é excelente e nos faz refletir sobre diversas questões.
Quem tiver interesse pode ver o documentário no youtube: www.youtube.com/watch?v=DCx4Dg6t2Mo


Social Chaos: Dando sequência aos shows sobe ao palco o Social Chaos, que também é do ABC e em breve sai em tunê pela Europa.Peso é apelido para definir a apresentação da banda, foi um dos melhores shows da Verdurada de maio, eles tocaram de maneira sólida o seu crustcore raivoso e a rapazeada da pista foi bem participativa se jogando no mosh.No final ficou a dúvida se ainda teriam folego para aconpanhar o Flicts.
www.myspace.com/socialchaos01







Flicts: O som deles é um punk rock bem tradicional com letras que ficam facilmente na cabeça , os temas das músicas são basicamente futebol, política e o cotidiano na cidade de São Paulo.
Por ser a banda mais aguardada do dia o show não podia ter cido diferente, com casa lotada o Flicts mostrou músicas novas sem deixar de lado outras bem conhecidas como Canção De Batalha, Paulicéia e Lá Se Vai o Campeonato.A apresentação foi bem completa eles tocaram muitas canções mesmo, em um derminado momento até caiu um "garoa" no CCPC, detalhe, a música que rolava era Cuspir Em Tudo.
www.myspace.com/flicts
Um trecho do show: www.youtube.com/wach?v=kHyy8Hsgx5Q






Sugestões, criticas, dúvidas, correções, agressões verbais e não verbais  logo abaixo nos comentários.

2 comentários:

Talita disse...

Primeiramente, parabéns pelo blog.
Ele vai aniversariar, a partir de agora, junto com o Songs to Valentina.

O tipo de som que rola no evento não tem muito a ver comigo, mas tenho curiosidade de conhecer, principalmente pela parte política.

Thiago Ferraz disse...

Verdurada faz anos que deixou de ser política e contracultural!

agora é só bandas com status, gangues, gente boba. se resume nisso.

bons tempos o No Violence ...