quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Aquecimento SWU

Faltando pouco mais de um mês para esse grande festival que acontece na mega cidade de Itu nos dias 09, 10 e 11 de Outubro, já é possível enumerar os favoritos que se apresentarão no evento.Aqui, pretendo destacar de maneira completamente parcial as melhores bandas do SWU 2010.





Black Drawing Chalks:
A banda prova que Goiânia não é a capital da música sertaneja e vem se destacando na cena independente com seu stoner rock de qualidade.Eles já tocaram no Canadá, receberam três indicações no VMB 2009 e participaram do Goiânia Noise Festival que é um dos eventos mais importantes do rock nacional.
Perdi a oportunidade de ve-lôs ao vivo aqui em Sorocaba, mas é fácil encontrar vídeos das apresentações deles e concluir que o show deve valer muito a pena, vale lembrar que o Black Drawing Chalks toca no SWU porque foi escolhido através de votação pela internet.





Yo La Tengo:
São de New Jersey e desde a década de 80 fazem o chamado indie rock, a banda é simplesmente cultuada pela crítica e público no mundo inteiro.Trazem ao Brasil a turnê do disco Popular Songs (2009).
De certo modo me interesso muito mais por shows de bandas assim, porque você fica mais próximo do artista em todos os sentidos, já quando a banda é muito popular isso fica bem difícil.
Se você viu o filme "Escola de Rock" repare no vídeo abaixo, será que o diretor se inspirou neste clip?






The Mars Volta:
São dos Estados Unidos e seus integrantes têm origem latina, aliás, o grupo possui muitos músicos, no palco são oito mas o site oficial aponta mais quatorze pessoas quem fazem parte do Mars Volta.
É complicado rotular o som que fazem (isso é bom sinal) mas é um hard rock ou rock progressivo com diversas influências como música latina, jazz, punk e etc.
A expectativa para o show em Itu é de muito experimentalismo, vitalidade, energia e psicodelia no palco.







Pixies:
 Assim como o Yo La Tengo os Pixies também são lendas do rock alternativo e atingiram o auge da carreira no inicio da década de 90, porém, o som é diferente.O Pixies tem influência de punk e surf music, as letras abordam surrealismo, incesto e violência física.
A banda já se separou duas vezes em virtude das direnças musicais entre Black Francis e Kim Deal.A volta do grupo aos palcos, mesmo sem lançar disco novo, causou polêmica porque eles mesmos dizem que voltaram por dinheiro.Penso que isso é absolutamente normal mesmo para uma banda de rock alternativo, todo mundo precisa de grana e do Pixies.






Rage Against The Machine:
Essa dispensa apresentações então vou direto ao assunto.A expectativa é simples, quando tocarem Killing In The Name, e outros hits, a cidade dos exageiros vem abaixo.A banda mais "FODA-SE" do mundo deve provocar um bate-cabeça generalizado no público, por isso, não se importe com cotoveladas, pisões no pé e  pessoas caindo em cima de você.
Estou contando os dias para ver o desempenho de um dos melhores guitarristas da atualidade,Tom Morello, além de exelente musico, é formado em Ciências Políticas por Harvard, é daí, e de vários outros lugares, que vem o forte conteudo político que se observa nas letras do grupo.




Queens Of The Stone Age:
A cereja mais saborosa do bolo ficou para o final, até aqui, esse grupo é o headliner do SWU e não acho provável que a organização do festival supere o Queens Of The Stone Age para 2010, até porque, quem está tocando melhor que eles? Atualmente são a melhor banda mainstream do mundo.





Então é isso macacada, estarei na cidade considerada o berço da república para acompanhar os três dias de SWU e  postar fotos e vídeos aqui neste humilde blog.

Obrigado por ler.

3 comentários:

Jacqueline disse...

pois é o swu ta chegando!!!! dia 11estarei la!!!!

cherrysoundz disse...

Dessa vez a sorte maior bateu à porta dos moradores das cidades interioranas. Sorte a sua poder ver LH, Pixies e YLT. Eu já não tenho essa certeza e tenho minhas críticas nada boas a esse festival. Mas espero por bons clicks de vossa senhoria. Have fun!

Wemerson disse...

Também tenho críticas ao festival,acho que essa ideia de sutentabilidade é vendida, ou seja,não passa de publicidade.O preço do ingresso é mais que abusivo, essa história de pista vip é um roubo, mas o mundo é assim, o meu gosto pelas bandas não se mede em reais.