terça-feira, 10 de maio de 2011

Release: Verdurada de Junho


Por Coletivo Verdurada

O inverno está chegando e com ele vem a segunda Verdurada do ano, com a promessa de unir como nunca os pioneiros do hardcore brasileiro à jovem guarda da cena.

Representando a ala dos veteranos, temos a honra de apresentar a dobradinha oitentista Cólera e Periferia S.A., relançando o clássico split LP "Cólera x Ratos de Porão Ao Vivo", num verdadeiro remake do show de 1985 que deu origem ao disco.
A ala jovem, por sua vez, contará com os baluartes do hardcore old school paulistano, Positive Youth e duas das bandas mais comentadas dos tempos recentes, Ralph Macchio e Pushmongos.
A palestra/debate também terá um tema que não poderia ser mais atual: o ativista e engenheiro Lúcio Gregori, 74, vai nos falar um pouco sobre as recentes mobilizações acontecidas em São Paulo contra o aumento abusivo das passagens de ônibus.

Quando: Domingo – 05/06/2011 – das 16h às 22h
Quanto: R$10
Onde: Rua Nestor Pestana, 189 - Centro (A uma quadra da Praça Roosevelt – entre Rua Augusta e Rua da Consolação – 5 minutos a pé dos metrôs República e Anhangabaú)
- Jantar VEGetariANO grátis e venda de material independente.
- Por favor, sem cigarros e sem álcool.

Contatos com a imprensa:
Favor mandar um e-mail para André Mesquita: xdedex@hotmail.com

BANDAS

Cólera - Escute aqui!
Qualquer apreciador de hardcore/punk nacional que se preze entende a importância do trio formado em 1979. Além de estarem no centro de praticamente tudo o que ocorreu na explosão do punk paulistano de 1982/83, o Cólera foi um precursor do que veio a ser a cena hardcore faça-você-mesmo das décadas seguintes. A postura decididamente independente, a preocupação ambiental, a atitude positiva e a oposição à violência que a banda sempre defendeu plantaram as sementes do que estamos todos colhendo agora. Se a primeira apresentação deles na Verdurada alguns anos atrás entrou para a história como uma das edições mais cheias e agitadas, este repeteco relançando o LP de 1985 certamente não deixará por menos. Preparem-se!

Periferia S.A. - Escute aqui!
Já que o outro lado do disco tinha o Ratos de Porão, na versão trio com o guitarrista Jão nos vocais, ninguém melhor para compartilhar o palco com o Cólera do que o Periferia S.A., banda formada exatamente como uma continuação da formação original do Ratos, considerada pelos experts como a pedra fundamental do hardcore latino-americano. Feche os olhos e se teletransporte para o teatro Lira Paulistana em Março de 1985!

Positive Youth - Escute aqui!
Marcando presença mais uma vez na Verdurada vem a banda da Zona Leste, conhecida por seu trabalho duro e incessante pela cena hardcore de São Paulo. Além de armar shows em tudo que é lugar e manter vivo o espírito do straightedge e do faça-você-mesmo, o Positive Youth é notório pelo carisma e intensidade dos shows. Dedos em riste, X na mão e stage dives ao som do youth-crew clássico e fiel.

Ralph Macchio - Escute aqui!
Formado por membros de bandas de ponta do hardcore paulista recente, como Vendetta, Larusso e Live For This, o Ralph Macchio se tornou recentemente um dos nomes mais comentados da cena com o EP virtual “Born To Lose”, marcado por uma sonoridade cada vez mais própria, misturando hardcore novaiorquino da velha guarda com elementos modernos, comparável aos primeiros trabalhos de bandas como Justice e Mental. Uma das raras bandas capazes de agradar o povo youth crew, mosheiros, oitentistas e todos os hardcoreanos de bom gosto.

Pushmongos - Escute aqui!
Abrindo essa Verdurada vem a banda que tem liderado a nova safra do skate punk de SP. Com os shows mais divertidos deste lado de L.A. e influências de bandas clássicas dos primeiros dias do hardcore, como Big Boys, Angry Samoans e Adolescents, e o diferencial do vocal feminino que tem sido comparado ao falecido Darby Crash o Pushmongos tem tudo para se tornar o Germs brasileiro (descontando é claro a parte trágica da história).

Palestra/Debate: O movimento Passe Livre em São Paulo

Desde o início do ano, quando a tarifa de ônibus em São Paulo subiu para 3 reais, o Movimento Passe Livre vem agitando diversas manifestações pela cidade com o intuito de reverter o aumento e repensar o modelo do sistema de transporte. Para conversar sobre o movimento, as táticas e objetivos, convidamos Lúcio Gregori, 74, engenheiro, ex-secretário de transportes da cidade de São Paulo e idealizador do Projeto Tarifa Zero.

SOBRE OS INGRESSOS

São Paulo (Capital):
Os ingressos estão à venda nos seguintes locais:
Vegan Pride: Rua 24 de Maio, 62 - Loja 446 (Galeria do Rock).
The Records: Rua Barão de Itapetininga, 37 - Loja 43 - Rua Alta (Galeria Nova Barão).

Outras Cidades e Estados:
Envie um e-mail para verdurada@riseup.net (não faça pedidos através do site da Verdurada, Orkut, Facebook ou MySpace), informando nome completo, RG, cidade/estado. A retirada do ingresso será no dia do show. Os ingressos não retirados serão vendidos na portaria.

BANQUINHAS

Devido ao fato da Verdurada ter um público em número crescente, somente os selos, coletivos ou pessoas que recebem o e-mail convite diretamente do Coletivo Verdurada podem montar banquinhas no evento. Se você tem interesse em divulgar material faça-você-mesmo mande um e-mail: verdurada@riseup.net

Lembrando que as bandas que tocam no dia têm seu espaço para banquinha garantido.

O QUE MAIS?

1- Por favor, sem álcool, drogas ou cigarro dentro do local do evento.
2- Nada de alimentos que contenham produtos de origem animal.
3- Banquinhas de livros, cds, fanzines e material independente e divergente a preços populares, mesmo!
4- Venda de comida vegetariana, desde hambúrgueres, coxinhas, kibes, até bolos, tortas, bombons.
5- Os shows acabarão antes das onze e meia da noite, para que os espectadores possam se valer do sistema público de transporte.
6- Todo o dinheiro arrecadado com os ingressos será utilizado para pagar as despesas com o evento (transporte das bandas, locação do espaço, divulgação, locação da aparelhagem de som e luz).
7- Uma parte do dinheiro dos ingressos será utilizada em campanhas públicas de assuntos ligados aos interesses do Coletivo Verdurada, como vegetarianismo ético, práticas de democracia direta, questões políticas e sociais.


O QUE É A VERDURADA?

O Coletivo Verdurada é o responsável pela organização do evento realizado em São Paulo desde 1996. Ele consiste na apresentação de banda (especialmente de hardcore, mas o palco é aberto a outros gêneros) e palestras sobre assuntos políticos, além de oficinas, debates, exposição de vídeos e de arte de conteúdo político e divergente. No final é distribuído um jantar totalmente vegetariano.
Este é o mais antigo e talvez o mais importante evento do calendário faça-você-mesmo brasileiro. Isso quer dizer que a organização é totalmente feita pela própria comunidade hardcore-punk-straightedge de São Paulo, que se encarrega tanto do contato com as bandas e palestrantes, quanto da locação do espaço, contratação das equipes de som e divulgação. Tudo sem fins lucrativos ou patrocínios de empresas. A renda é destinada a cobrir os custos e colaborar com atividades e iniciativas realizadas, ou apoiadas pelo coletivo.
Os objetivos de quem organiza a Verdurada são basicamente dois: mostrar que se pode fazer com sucesso eventos sem o patrocínio de grandes empresas e sem divulgação paga na mídia e levar até o público a música feita pela juventude e as idéias e opiniões de pensadores e ativistas divergentes.


Coletivo Verdurada

Nenhum comentário: