quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Resumo SWU 2010

O SWU começou com uma grande jogada de marketing que foi apelidada de "Sustentabilidade", no decorrer do festival ficou clara a indiferença do publico com relação ao tema.Sem dúvida foi um grande evento, porém, com falhas graves.Transporte caótico no primeiro dia, filas intermináveis, problemas no som, atraso de shows e preços abusivos, foram alguns dos pontos negativos.Mesmo com todas as dificuldades o saldo pode ser considerado bom, já que um festival desse porte não é muito frequente aqui no Brasil.

Primeiro dia

MACACO BONG
Era uma tarde nublada e fria, com plateia ainda pequena e tímida.Foi neste cenário em que o power trio de Cuiabá tocou seu rock instrumental.A apresentação foi muito boa, o Macaco Bong já é figura carimbada nos principais festivais do Brasil.Eles colocaram no palco o vigor e virtuose de sempre.




LOS HERMANOS
Era um dos shows mais aguardados porque a banda está  parada a bastante tempo.Foi uma apresentação bem sincera e a plateia, fiel como sempre, cantou bem alto todas as músicas.Prova disso é a declaração de uma pessoa que estava na fila de entrada no dia seguinte: "Cara, fã de Los Hermanos é muito chato, eles não deixam o Marcelo cantar".
O set list foi muito parecido com o do ano passado, quando foram banda de abertura no show histórico do Radiohead, em São Paulo.A banda esquentou corações na noite fria de Itu.


                  


THE MARS VOLTA
Provavelmente foi a banda que tocou mais alto no SWU, muita potência e estilo no palco.Alguns arriscam dizer que foi o melhor show do primeiro dia.Pena que duas músicas do The Mars Volta já matam meia hora de show, a banda não foi nada simpática, tocaram e foram embora sem trocar uma palavra com o publico, no máximo um aceno no final.Outro fato que atrapalhou o Mars foi a ansiedade da plateia em se posicionar para ver a próxima atração, iniciando um tumulto que se agravaria mais tarde.A próxima atração era o . . .

The Mars Volta, Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

RAGE AGAINST THE MACHINE
A sirene toca e surge uma enorme estrela vermelha no telão, é quando o Rage Against sobe ao palco mandando logo de cara a música "Testify", pronto, estava instalado o caos na Arena Maeda.
Enquanto a banda "destuia" com seus sons, o publico que estava perto do palco sofria um aperto desumano, além da ameaça de invasão da pista premium.
O show foi interrompido três vezes, duas delas por falhas técnicas, a terceira foi em função do tumulto próximo ao palco, a grade que segrega a pista comum da premium se rompeu obrigando a organização a parar o show e dar voz a Eduardo Fischer, que pediu a todos que dessem um passo para trás, mas as pessoas só atenderam a solicitação quando o vocalista, Zack de la Rocha, falou.Logo depois a banda continuou sua apresentação agressiva e com vários clássicos no set list.
Depois do show o publico teve sérios problemas para sair do local, o transporte simplesmente não funcionou, carros, vans e ônibus não saiam do lugar.Quem comprou a passagem do ônibus disponibilizado pelo SWU, perdeu o dinheiro, já que o coletivo não apareceu.Os mais irritados chegaram a fazer uma barricada e queimar algumas coisas, mas no fim a solução foi mesmo dar uma bela caminhada por uma estrada de terra escura e depois pela rodovia até chegar ao centro de Itu, ou até a um dos estacionamentos mais distantes que ficavam a 12km da Arena Maeda.

Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Segundo dia

DAVE MATTHEWS BAND
Foi a banda que teve mais tempo para tocar, eles mostraram seu repertório em quase duas horas de show.Destaque para os solos intermináveis e mirabolantes de bateria e violino.Até foi comentado que para completar só faltaram solos de bongô do "Ursinho Gente Fina" (Pânico na TV) e do Jô Soares.Mas foi um bom show com clima agradável e bastante tranquilo, e o Dave Matthews tem músicas razoáveis.

Dave Matthews, Foto: Ricardo Matsukawa/Terra


KINGS OF LEON
O Kings Of Leon foi tão frio quanto a noite ituana, depois que a banda resolveu entrar para o mainstream gravando um disco mais pop, ganhou muitos fãs, mas perdeu sua pegada ao vivo.Pareciam estar no palco apenas parar cumprir o contrato,somente os hits puderam esquentar um pouco a apresentação.Um fato interessante é que a banda atraiu muitas garotas ao segundo dia,belas mulheres a pular balançando suas graças e cantando "Sex On Fire", foi lindo.O set list foi curto e ficaram devendo "Kings Of The Rodeo".



                 



Terceiro dia

YO LA TENGO
Esse foi o dia mais quente em todos os sentidos, o sol ainda brilhava quando o Yo La Tengo entrou em cena.O grupo teve apenas 45 minutos para tocar e ainda foi hostilizado pelos fãs que aguardavam o Avenged Sevenfold, fora os problemas no som.Mesmo assim foi uma excelente apresentação, experimental na medida certa, segue abaixo o setlist.
From a Motel 6
Today is the Day
Periodically Double or Triple
Autumn Sweater
Nothing to Hide
Tom Courtenay
Sugarcube
Pass the Hatchet, I Think I´m Goodkind





                  


CAVALERA CONSPIRACY
Foi praticamente um tributo ao Sepultura, porém, com músicas novas do Cavalera Conspirancy.Mataram a pau não deixam pedra sobre pedra em Itu, com excelentes músicos a banda fez uma apresentação redonda, e o "circle pit " mesmo tímido levantou poeira em alguns pontos na Arena.


QUEENS OF THE STONE AGE
Sem dúvida foi o melhor show do SWU mesmo com o atraso de quase uma hora.
A banda não queria tocar com o som ruim, esse foi o motivo da demora, como já foi comentado aqui anteriormente, o evento teve problemas técnicos durante os três dias, mas a sede da plateia por rock e a qualidade do Queens falaram mais alto.



QOTSA, Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
PIXIES
Foi lindo! Um desfile de hits, é assim que pode ser resumido o show do Pixies.Fora o friu, o ambiente estava muito agradável e tranquilo já que os adolescentes se aglomeravam no outro palco a espera do Linkin Park.
Os americanos de Boston só não foram melhores que o Queens.
A baixista/vocalista Kim Deal foi bem simpática mostrando que sabe dizer mais que o tracional "obrigado" em português, "nossa primeira vez em São Paulo" lembrou Kim.Ela já esteve em São Paulo mas foi com sua outra banda, The Breeders, no Planeta Terra Festival 2007.O Pixies já esteve no Brasil em 2004, mas tocaram apenas no Curitiba Pop Festival.

Kim Deal Pixies, Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Então é isso meus três leitores! Em 2011 tem mais, em Outubro, e na Arena Maeda novamente.
Alice in Chains e System of a Down . . . ?

3 comentários:

Jacqueline disse...

pois é apesar dos vários problemas do swu... ter ido no último dia de festival e ver o show do queens of the stone age e pixies ja valeu apena!!!! nossa muito bom mesmo!!! e isso aí até a próxima!!!

Dilso disse...

bom , fui no ultimo dia , e a fila gigantesca para entra no evento foi o pior do dia . ha mas ai vieram os shows e fez agente esquecer os perrengues hehe.
os melhores queens of the stone age e pixies. o pior os fâs chatos do avenged sevenfold kkkkk.
mas valeu o balanço é positivo .

Anônimo disse...

Cara sem dúvidas Queens superou minhas espectativas. Cheguei no festival um tanto tarde, mas não tarde pare ver queens, simplesmente FODA! Valeu muito a pena!!!