quinta-feira, 1 de julho de 2010

O Altsongs recomenda n° 1

Inaugurando essa seção do Blog o Altsongs recomenda o livro "Não Devevos Nada A Você".



Do autor Daniel Sinker o livro foi publicado originalmente em 2001 sendo reeditado em 2007.O "Não Devemos Nada A Você" é uma coletânia de entrevistas da revista Punk Planet (1994 a 2007) que surgiu em oposição à ortodoxa revista Maximum Rocknroll.
Para as entrevistas Daniel Sinker buscou personalidades que fazem parte da cultura punk, sem deixar de lado aqueles que beberam na fonte do Mainstream.O livro traz musicos, artistas gráficos, cineastas, ativistas, organizações humanitárias e muito mais.Entre eles a banda Black Flag, Ian Makaye do Fugazi, Jello Biafra do Dead Kennedys, Kathleen Hanna do Bikini Kill ,a banda The Gossip e Thurston Moore do Sonic Youth.
O livro foi muito bem aceito não só pela comunidade Do It Yourself mas também pela midia convencional, inclusive recebendo resenha do portal G1 da Rede Globo, é claro que quem faz parte desse tipo de cultura underground está cangando e andando para  oque pensa essa organização alienadora, mas é importante que o material tenha visibilidade e possa chegar à um número maior de pessoas.Em resumo "Não Devemos Nada A Você" é leitura fundamental para quem tem o mínimo de interesse pelos vários tipos de rock alternativo e seus tentáculos.Este livro não é manual, não cai no óbvio e não dita oque certo ou errado.

"Eu não sou um jornalista - nunca fui e provavelmente nunca serei.E agradeço a Deus por isso.Consegui me virar em mais de 40 edições da Punk Planet não por causa dos anos na Faculdade de Jornalismo, e sim porque eu acreditava no sonho chamado punk rock".
Daniel Sinker
Março de 2001.


                                             Capa original com Kathleen Hanna

Ian Mackaye: Esse é um dos caras mais importantes do rock alternativo, fez parte de bandas fundamentais como o Minor Threat, Fugazi entre outras.E é creditado a ele, mesmo contra sua vontade, a criação da cultura Straight Edge, além de ser dono da gravadora independente Dischord Records.
Na época da entrevista (1999) Ian ainda estava  no Fugazi, ele fala sobre a enorme quantidade de shows que a banda fazia revelando detalhes interessantes a respeito das turnes, fala da vida pessoal e descreve como é trabalhar em uma banda independente.É uma das melhores se não a melhor entrevista do livro. 

"Acho que o motivo para abordarmos a música dessa forma, é ter controle completo sobre como fazemos nossa música e como trabalhamos a banda.Não nos sentimos obrigados por ninguém a fazer qualquer coisa que não queiramos.Não devemos nada a ninguém". 
Ian Mackay.



O Fugazi não faz clip porque odeia MTV entre outras coisas, então só ao vivo mesmo.




Jello Biafra: É vocalista do Dead Kennedys, uma das bandas mais engajadas de todos os tempos.O grupo acrescentou velocidade ao punk rock tradicional, mais do que isso, eles mergulharam de cabeça na politica de forma bem agressiva.O Dead Kennedys é simplesmente um tapa no rosto da sociedade americana da década de 80, é óbvio que com letras tão diretas, capas de discos polêmicas e assim por diante, a banda acumulou uma quantidade enorme de processos judiciais.Jello Biafra também é dono da gravadora Alternative Tentacles (de 1979 até hoje) e foi candidato à prefeito em São Francisco ficando em quarto lugar entre dez concorrentes.É sobre tudo isso que o musico fala em sua entrevista , ele comenta a respeito dos seus trabalhos com várias outras bandas, sobre a comunidade punk e etc.Sempre polêmico Jello é uma metralhadora giratória que dispara verbos provocadores e hostis em todas as direções.

"Ter a Maximum Rocknroll como bíblia é achar que a questão mais importante do mundo é se o Jawbreaker se vendeu ou não enquanto ignora os sem-teto do lado de fora.Isso não é uma comunidade.Ficar discutindo infinitamente sobre coisas que não têm importância não é ser uma comunidade, é estar no ensino médio".
Jello Biafra.



The Gossip: É uma banda relativamente nova que surgiu em Olympia nos Estados Unidos e ganhou destaque por suas músicas mas principalmente pela atitude de sua frontwoman, Beth Ditto, dentro e fora dos palcos.
Antes da Rolling Stone, NME e MTV lá estava a Punk Planet para entrevista-los.Eles falam pouco sobre música o assunto dominante da entrevista é a respeito de como foi a infância e a adolecência dos integrantes na cidade do Arkansas.Falam sobre crescer numa família tradicionalmente católica e como Beth Ditto lida com sua opção sexual.

"Quando estávamos fazendo entrevistas para o último disco, ha cerca de um ano e meio, era horrível porque todas faziam um monte de referências a The Hives, Yeah Yeah Yeahs e White Stripes.Me deixava louco - por que The Hives? Para mim, The Hives é a maior piada do mundo.Não passam de uns merdas". 
Nathan Howdeshell do The Gossip.











Thurston Moore: Este é o lendário vocalista/guitarrista do Sonic Youth, o sujeito tem 50 e poucos anos e se mantêm eternamente jovem e cool.Sua banda é extremamente influente, só para citar alguns exemplos: Fugazi, Pavement, Sleater-Kinney e Nirvana.O Sonic Youth tem quase 30 anos e continua produtivo, o disco mais recente da banda, o The Eternal, foi lançado em 2009 com turnê que passou pelo Brasil, assim, tive a honra de vê-los e mesmo de longe senti na pele a força dessa grande banda.
No livro Thurston Moore conta um pouca da história do Sonic Youth, fala sobre seus milhares de projetos peralelos, as primeiras bandas que escutava, seu selo independente SYR e como é assinar com uma grande gravadora entre outras coisas.A entrevista aconteceu em 1999.

"Nós realmente não sabíamos tocar nossos instrumentos quando começamos.Quer dizer, Lee e eu sabíamos um pouco,mas nunca aprendi de verdade, da maneira considerada correta - eu meio que criei minhas próprias regras.Kim era uma pintora que, simplesmente, pegou um baixo e o tocou".
Thurston Moore.

                                   Sonic Youth



Para comprar o livro: http://www.idealshop.com.br/
Ou me pede que eu empresto!

Um comentário:

comunicação disse...

Legal essa seção de recomendações cara, o blog esta bem legal. Abraço.