domingo, 23 de março de 2014

Escute bem "O Som ao Redor"

Cartaz oficial
Latidos, carros batendo, crianças brincando no play do condomínio, músicas na carroça do vendedor ambulante, são estes, entre outros, "os sons ao redor" que ouvimos no bairro de classe média do Recife. Pois bem, é neste ambiente que se desenrola o enredo do filme brasileiro mais bem comentado e premiado de 2013, O Som ao Redor, do diretor Kleber Mendonça Filho.

João é um corretor de imóveis e seu avô dono de mais da metade dos apartamentos do bairro. Coincidentemente, logo depois de alguns roubos na região um grupo de capangas oferece segurança particular para os moradores. A partir daí, o que temos é uma belíssima crônica da realidade vivida num condomínio da metrópole Pernambucana. Sem querer revelar muito da história, mas já revelando, a trama apresenta, com muita sensibilidade, uma dona de casa casada e entediada que não suporta mais o latido do cachorro vizinho e se masturba com a vibração da máquina de lavar, um vendedor de água mineral e maconha, uma reunião de condomínio surreal (como 90% delas) que tenta demitir o porteiro, um corretor de imóveis que tenta começar um namoro fadado ao fracasso e assim por diante. O destaque do longa é ele nos convence de que não há história mais bela e impressionante do que a "simples" realidade, o cotidiano.
Então é isso, pare, olho e escute O Som ao Redor.

Sobre os prêmios:
O filme foi apontado pelo jornal The New York Times, como um dos 10 melhores longas do mundo realizados em 2012 e recebeu os seguintes canecos:
36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: Melhor Filme
Prêmio Itamaraty: Melhor Filme
Festival do Rio: Melhor Filme
Festival de Gramado: Melhor Filme, Melhor Som e Filme da Crítica
International Film Festival Rotterdam: Prêmio da Crítica
Festival de Cinema da Polônia: Melhor Filme
Copenhagen International Film Festival: Melhor Filme
Festival de Cinema da Sérvia: Melhor Filme
3º Prêmio Cinema Tropical: Melhor Filme
Associação de Críticos de Toronto: Melhor Filme


Um comentário:

Anônimo disse...

HI, try to give it a listen. Thanx.

http://www.mediafire.com/download/z897c7152532ti1/Bongley_Dead_-_Demo_n.3_(2014).rar