domingo, 23 de março de 2014

What The...: Black Flag

(SST Records, 2013)
Depois de quase trinta anos, uma das bandas mais importantes do Hardcore ressuscita e crava disco de inéditas.
Logo depois de lançar In My Head, em 1985, a banda encerrou as atividades. Os ex-membros do Black Flag (são dezenas) continuaram com diversos outros trabalhos dentro cena punk da Califórnia. Mas em 2013 Greg Ginn, guitarrista e fundador do grupo, resolveu voltar com nova formação. Ginn convidou o vocalista Ron Reyes, que fez parte da banda até 1980, e inicialmente lançaram o single Down In The Dirt. Mais tarde, em novembro do ano passado, lançaram o sétimo e mais recente disco da banda. Pouco tempo depois Reyes deixa o grupo e encorpa vasto número de ex-vocalistas do Black Flag, entre eles Keith Morris (Circle Jerks) e Henry Rollins, este considerado o cantor e compositor que mais contribuiu para a banda. Mike Vallely, o skatista profissional, ator, dublê, lutador, jogador de Hockey e músico substituiu Reyes.
A discografia do Black Flag é tão heterogênea quanto os vários membros que passaram pelo grupo. Eles jamais perderam o foco do Hardcore tradicional californiano, mas cada álbum se apresenta de forma diferente, misturando punk rock, jazz, metal e assim por diante.
Em What The... o destaque fica por conta da guitarra característica de Greg Ginn. Há muitos solos e distorções, coisa pouco usual em banda antigas de HC e que exige muita habilidade. A maioria das 22 canções deixa a desejar pelo que já vimos em discos como Damaged (1981) e My War (1983), mas, mesmo assim, vale a pena. Aliás, quem foi lenda tem crédito, quem volta trinta anos depois, tem crédito.



Nenhum comentário: